quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rio Paranhana


O Rio Paranhana nasce na divisa dos Municípios de São Francisco de Paula e Canela, a 807 metros de altitude e passa pelos municípios de Três Coroas, Igrejinha, Parobé e Taquara, onde, a 20 metros de altitude ao nível do mar, se encontra com o Rio dos Sinos.
Foram os índios que habitavam nossa região no passado e deram o nome de Paranhana ao Rio. Na língua portuguesa Paranhana quer dizer; “águas em movimento” ou “ rio de corredeiras”. O Rio Paranhana por muitos anos chamou-se “Santa Maria” devido ao nome da região na época da colonização (Santa Maria do Mundo Novo). Em decorrência da urbanização, o Rio sofreu a ação do homem, através de obras e ações inadequadas. Na época em que foram feitas estas intervenções não era comum analisar o impacto ambiental.
Em Taquara, o Paranhana recebe água de vários arroios, entre eles o Arroio Muller. Taquara faz parte da Bacia Hidrográfica do Sinos,  representada pelo COMITESINOS. Nosso município participa mais efetivamente através do Projeto Monalisa, do Projeto Verde Sinos, e agora através do Projeto Peixe Dourado.
Com a participação do município no comitê, nossa cidade pretende demonstrar como esta os usos da água. Assim o comitê desenvolve programas e projetos para melhorar a utilização da água em seu próprio benefício, como sustentabilidade nos bairros e cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário