quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rio do nosso Bairro em Taquara


Começo de Conversa


A proposta Rio do Nosso Bairro – foi desenvolvida entre os dias 17 de março, dia do Rio dos Sinos e 04 de abril, dia do Rio Paranhana. Configurou-se na inserção da Educação Ambiental no currículo escolar através de atividades de reflexão e ação disseminando a noção de bacia hidrográfica e valorizando seus usos e cuidados.

Objetivo Geral


Fomentar práticas de Educação Ambiental voltadas para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos em escolas e comunidades do município de Taquara, produzindo conhecimentos, propostas e estimulando que mais escolas assumam co-responsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos, aproximando as escolas de nossa realidade.

 Proposta


1. O rio que temos: Celebrando as águas do Rio dos Sinos
Data: 18/03/2013          Local: Balneário João Martins Nunes       Horário: 10 horas
Atividade de abertura da proposta Rio do nosso Bairro, com momento de reconhecimento e reflexão alusiva ao dia do Rio dos Sinos.

2 O rio que defendemos: Mobilização Socioambiental pelo Rio da Ilha
Data: 26/03/2013                Local: EMEF Júlio Maurer                        Horário: 18 horas
Momento de socialização e de construção de novos conhecimentos quanto à realidade ambiental do Rio da Ilha, importante afluente do Rio dos Sinos, e proposta de inclusão do dia 26 de março como referência a este rio.

3. O rio que queremos: Práticas sustentáveis no Rio Paranhana
Data: 04/04/2013            Local: Ponte no bairro Santa Maria              Horário: 10 horas
Ação de encerramento da proposta Rio do nosso Bairro, com atividade de recomposição de mata ciliar no Rio Paranhana, alusivo ao seu dia, juntamente com momento de integração homem-natureza.

As 3 (três) ações indicadas para a proposta, foram organizadas pela coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com a EMEF Antônio Martins Rangel escola pólo do Projeto Peixe Dourado, desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. 

 A inserção da educação ambiental voltada para os recursos hídricos, tem o potencial de situar as escolas da relevância e do papel que têm a contribuir para mudanças de atitudes, no que diz respeito ao consumo responsável e a gestão sustentável das águas, e por extensão na transformação paradigmática que o contexto global preconiza.
A proposta Rio do nosso Bairro, convidou as escolas a participar deste movimento, de forma autônoma e reflexiva, construindo suas próprias atividades entre 17 de março e 04 de abril, onde a partir da temática transversal água, se buscou formular conceitos, reflexões e quem sabe ações de preservação.
 contatos
 
           

Coordenação de Educação Ambiental
Telefone 3541-3035 Ramal 441

Nenhum comentário:

Postar um comentário