quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rio dos Sions, o Rio que temos


Na manhã de segunda-feira, (18), aconteceu, no balneário João Martins Nunes, a abertura da proposta Rio do Nosso Bairro, com momento de reconhecimento e reflexão alusiva ao dia do Rio dos Sinos, ocorrido em 17 de março. Na presença do Secretário de Educação, Professor Edmar Hollanda, do Vereador e membro do Comitê Sinos, Guido Mário Prass Filho, da Coordenadora Sabrina Amaral, os alunos da escola Antônio Martins Rangel apresentaram o Projeto Peixe Dourado - Celebração das Águas.
O objetivo da proposta é fomentar práticas de Educação Ambiental voltadas para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos em escolas e comunidades do município de Taquara, produzindo conhecimentos e estimulando que mais escolas assumam corresponsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos, aproximando os educandários da atual realidade de nossos rios.
O Rio dos Sinos tem sua nascente no município de Caraá e deságua no estuário do Guaíba. Na área envolvida em sua bacia, estimada em quatro mil quilômetros quadrados, encontram-se 32 municípios. Já o Rio Paranhana nasce na divisa dos municípios de São Francisco de Paula e Canela, a 807 metros de altitude e passa pelos municípios de Três Coroas, Igrejinha, Parobé e Taquara, onde, a 20 metros de altitude em relação ao nível do mar, se encontra com o Rio dos Sinos.
Para o Secretário de Educação, Professor Edmar Hollanda, “devemos utilizar todos os meios possíveis a fim de conscientizar a população no sentido de que esta se mantenha, permanentemente, ativa quanto a preservação do rio”, destacou. Além disso, o Secretário enfatizou a importância do Projeto Peixe Dourado. “A participação da comunidade escolar se faz sempre necessária pois, através desta integração, a obtenção dos resultados são mais profícuos”, preconizou.
O Vereador Guido Mário, destacou a importância do Rio dos Sinos para toda a comunidade taquarense. Pediu aos alunos presentes que os mesmos se integrem em campanhas de preservação e conservação do rio. “Grande parte da minha vida eu estive junto a este manancial hídrico e nem de longe era parecido com o que vemos hoje. Precisamos, urgentemente, recuperar a mata cilial e iniciar um trabalho de conscientização da população sobre importância do rio para nossas vidas, e vocês, alunos, são as chaves para a mudança desta fotografia”, comentou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário