quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conhecendo nosso pedaço


O município de Taquara foi colonizado predominantemente por alemães. O nome da cidade se originou da cerrada vegetação de bambus que cobria as margens do Rio dos Sinos.
Conforme os dados do IBGE, em 2010, Taquara possui 54.656 habitantes, e está localizado na Encosta da Serra Geral, e distante 72 Km de Porto Alegre; 40 Km de Gramado; 48 Km de Canela; 40 Km de São Francisco de Paula; 36 Km de Novo Hamburgo e 89 Km de Tramandaí, o que ocasiona um clima subtropical onde o inverno é rigoroso.
Possui como uma de suas principais características a privilegiada localização geográfica: o município é ponto de ligação entre importantes regiões do Rio Grande do Sul, como a Serra Gaúcha, Litoral, Região Metropolitana e Vale do Sinos.


Mapa de localização e de situação geográfica – Divisão de geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Taquara
Atualmente, Taquara possui centenas de propriedades rurais, em sua maioria, pequenos e médios estabelecimentos agropecuários de produções diversificadas.
A forma de ocupação e uso do solo e das relações com o ambiente em muitos casos se deu de maneira desatenta e conflituosa, gerando desequilíbrios cujos efeitos passaram a ser constatados através da diminuição da produtividade dos cultivos, como consequência da degradação do solo, do aumento da incidência de insetos praga e doenças dos cultivos.
Todos estes, são também fruto do desequilíbrio das espécies e da diminuição da qualidade da água, contaminada pelo solo erodido, pelos dejetos animais e humanos, pelos agrotóxicos e outros resíduos de origem doméstica e industrial, entre outras.
Taquara é banhada por cinco rios (dos Sinos, Padilha, da Ilha, Paranhama e Rolante) e por mais 25 arroios que pertencem à bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, na Região Hidrográfica Atlântico Sul. Esta bacia abrange total ou parcialmente 32 municípios em uma área de 3.820 km2. O Rio dos Sinos é considerado o mais poluído da região. Tendo em vista a carga poluidora que atingia o rio, foi criado, por decreto governamental em 1988, o Comitê Sinos, tornando-se o primeiro comitê de gerenciamento de bacia de rio estadual no país.
Com área territorial de 458 Km², Taquara esta dividida em 6 (seis) distritos, sendo eles: Entrepelado, Fazenda Fialho, Pega Fogo, Padilha, Rio da Ilha e Santa Cruz da Concórdia.


                                                           Mapa de distritos – Divisão de geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Taquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário