segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conheça melhor o nosso Programa Municipal de Educação Ambiental

O ProMEA estabelece critérios e condições para orientar as ações socioambientais relacionadas com os processos de ensino- aprendizagem nas unidades escolares municipais de Taquara, a partir de um movimento de participação permanente, que estimule a sociedade Taquarense a mudar valores e atitudes.
Dentre as perspectivas do programa, visando ir de encontro com todas as suas premissas, restrições e riscos, cabe destacar a concepção de Educação Ambiental a qual se quer valer-se no desenvolver dos processos educativos. Sendo ela:
“Educação Ambiental envolve o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa, em que cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais, possibilitando a tomada de decisões transformadoras, a partir do meio ambiente natural ou construído no qual as pessoas se integram. A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental”.

Missão
Educação ambiental crítica e emancipatória como instrumento na contribuição das escolas para a construção de sociedades sustentáveis com pessoas atuantes e felizes.
Visão
Ser referência regional em práticas inovadoras de aprendizagem e gestão em Educação Ambiental formal, com compromisso com a sustentabilidade e a cidadania planetária.
Valores
Ética, sustentabilidade, compromisso, confiabilidade, qualificação, cooperação, respeito à diversidade, Partilha de experiências e saberes, Cidadania, Solidariedade e Congruência.


Objetivo Geral
Consolidar a institucionalização da Educação Ambiental na rede municipal de educação de Taquara, por meio de um processo permanente que promova a busca de conhecimento, pesquisa e geração de saber e a ação transformadora através de inúmeras estratégias de múltiplas dimensões nas comunidades locais.
Objetivos Específicos
1. Incentivar a inclusão de ações coordenadas e sistemáticas de Educação Ambiental no currículo e no projeto político-pedagógico das escolas.
2. Apoiar professores a se tornarem educadores ambientais para atuar em processos de construção de conhecimentos, pesquisa e intervenção educacional, com base em valores voltados para a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões.
3. Incentivar e aprofundar o debate socioambiental nas escolas com adolescentes e jovens, deflagrando um processo de formação desses sujeitos e de fortalecimento dos espaços e coletivos de organização e atuação deste público.
4. Fazer florescer a cultura de sustentabilidade através de projetos de Educação Ambiental no ensino básico.

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